João Monlevade

João Monlevade é localizada a 110 km da capital mineira, Belo Horizonte. As cidades são ligadas pela BR 381, que conecta Minas Gerais com Espírito Santo e São Paulo.  O trajeto de Belo Horizonte a João Monlevade é considerado um dos mais belos por sua paisagem, que pode ser apreciada das janelas do trem.

A cidade tem esse nome em homenagem ao engenheiro Francês, Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade. Responsável por fundar uma Fábrica de Ferro, que produzia ferramentas utilizadas em outros serviços.

No Município há uma estação da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Este  que transporta tanto insumos para  as indústrias, como também passageiros. Além disso, recentemente João Monlevade agora foi considerada uma cidade-irmã de Esch-Sur-Alzette – Terres Rouges em Luxemburgo, na Europa.

Em termos de meio ambiente, a cidade é cortada pelo Rio Piracicaba, um dos principais afluentes do Rio Doce com bioma original predominante de Mata Atlântica.

O Município é considerado pólo da região contando com uma boa infraestrutura para o turismo, sendo um ponto de passagem de viajantes com destino ao litoral em épocas de veraneio, contando com excelentes hotéis e restaurantes

A singularidade de João Monlevade se dá em sua paisagem que mescla o patrimônio industrial à mata atlântica e florestas de eucalipto, bem no núcleo histórico da cidade. Prédios históricos, casas coloridas antigas da vila operária,  instalações industriais e mata abundante convivem em harmonia nessa paisagem inusitada.


Igreja Matriz São José do Operário

João Monlevade  tem a única igreja do mundo com o formato em “V”, a Igreja Matriz São José do Operário. O  formato emblemático significa o  mote cristão Vereda, Verdade e Vida, que faz alusão a passagem bíblica “eu sou o caminho, a verdade e a vida”. 

A Igreja Matriz São José do Operário foi projetada pelo arquiteto Yaro Burian e é considerada uma das obras mais importantes da arquitetura moderna brasileira. São José do Operário foi tutor do menino Jesus e é considerado padroeiro dos trabalhadores.

 

Museu do Aço 

A cidade também abriga o Museu do Aço, que conta a história da siderurgia na região. No qual é possível observar a evolução dos equipamentos siderurgicos com o passar dos anos.

No  mesmo local, há o Solar Monlevade, casa do início do século XIX e que conta com acervo histórico da ArcelorMittal, antiga Belgo Mineira, e da primeira forja e seu fundador, o engenheiro Jean Monlevade.

Além disso, no espaço da ArcelorMittal há um showroom. No qual, por meio de uma visita guiada, é possívelaprender sobre a relação da história de João Monlevade e a mineração.

 

Cemitério Histórico

Túmulo de Jean Monlevade

Nas proximidades da Arcelormittal, há um lugar considerado sagrado chamado Cemitério Histórico, que foi inteiramente construído por escravizados da Fazenda Solar no século XIX. Nele estão enterrados, um ao lado do outro, os dois principais engenheiros europeus que mudariam a história da cidade, Jean de Monlevade e Louis Ensch.

Além de senhorinha da silva, escravizada e dama de companhia de Clara de Souza Coutinho, esposa de Jean Monlevade e outros nomes importantes para o desenvolvimento da região. O espaço é rodeado por uma mata e tem programação especial no Dia de Finados, 2 de novembro.

 

Parque Aerão

Com vasta área verde para diversas atividades, o Parque Aerão também é um destino turístico de  João Monlevade. O local possui espaços para piqueniques, passeios e brinquedos para crianças. Além disso, há no Parque Aerão o Núcleo Municipal de Educação Ambiental do Aerão, onde são oferecidas aulas de biocontruções.

No espaço também há um mirante onde é possível apreciar a vista de parte da cidade.

 

Clubes

Para o turismo ecológico há o Floresta Clube, espaço fundado em 1957 e que conta com vastos hectares de mata atlântica, espaços de lazer, restaurante, trilhas e uma grande comunidade de macacos pregos que adora interagir com os visitantes.

Além do Floresta Clube, João Monlevade possui o Social Clube. Espaço com piscina, lanchonete, campo e espaço de festas aberto ao público. O acesso é possível com o pagamento de uma taxa na portaria.

 

Serra do Seara 

Para quem gosta de aventura, João Monlevade possui a Serra do Seara, área agradável para trilhas e escalada, com pequenas cachoeiras e lindas vistas.

GALERIA DE FOTOS